sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dicionário de Informática -> Ac2

1)Freeware

Meu conceito: A meu ver, ele é bom, porque sua utilização completa é por tempo limitado, qualquer pessoa pode adquirir um, contanto que seja para uso pessoal.

Conceito formal: Freeware designa um software de distribuição gratuita, mas que respeita alguns princípios gerais, entre os quais a impossibilidade de redistribuição de venda e de efetuar alterações ao seu formato original.

Utilização: A licença deste software pode impor restrições sobre o tipo de utilização, ou seja, muitos são gratuitos para uso pessoal, mas não para empresas.

Aplicação: Um bom exemplo de uma aplicação freeware é o Acrobat Reader que permite ler arquivos em formato pdf.

2) Endereço IP

Meu conceito: O endereço IP é muito importante, para localizar determinado site de sua preferência, sem você precisar saber dos números .

Conceito formal: O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de determinado equipamento( normalmente computadores), em uma rede privada ou pública.

Utilização: Para um melhor uso dos equipamentos em redes pelas pessoas, utiliza-se a forma de domínio, tal como: www.wikipedia.org. Cada endereço de domínio é convertido em endereço IP pelo DNS.

Aplicação: Os endereços IP podem ser utilizados tanto para nos referir as redes, quanto a um host individual.

3) DNS

Meu conceito: Do meu ponto de vista, o servidor DNS é de extrema importância, pois ele traduz os nomes para endereços IP e os endereços IP, para os nomes respectivos, o que é fundamental para saber a localização de hosts em um domínio determinado.

Conceito formal: O DNS ( Domain Name System- Servidor de Nomes de Domínio), é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico, examinando e atualizando seu banco de dados e resolvendo nomes de domínio em endereço de rede(IPs).

Utilização: Na internet, os serviços de nomes usado é o DNS, que apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

Aplicação: A implementação do DNS-Berkeley foi desenvolvido originalmente para o sistema operacional BSD UNIX 4.3. A implementação do servidor de DNS Microsoft se tornou parte do sistema operacional Windows NT na versão Server4.0.

4) Shareware

Meu conceito: Em minha opinião este tipo de software, não é muito bom, pois apesar de ser gratuito, é por tempo limitado(30dias), realmente não é bom para o consumidor que quer utilizá-lo a longo prazo.

Conceito formal: É um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito desse software limitado. Para continuar usando o usuário tem que pagar.

Utilização: O shareware é domínio público, qualquer usuário pode instalar gratuitamente, é disponibilizado, possibilitando a instalação.

Aplicação: São muito utilizados por hackeres, eles quebram as restrições de cópia do programa. Os piratas de software distribuem ou vendem o software modificado, ou crackeado. O desenvolvedor não recebe qualquer dinheiro pelo software distribuido.


5) Adware

Meu conceito: A meu ver, o adware não é uma boa escolha, pois na hora de baixar, além de seu computador correr riscos, as mensagens constantes irritam as pessoas.

Conceito formal: É qualquer programa que automaticamente executa, mostra ou baixa publicidade depois ou durante a instalação. Alguns sharewares são também adware, e nele os usuários têm a opção de pagar por uma versão registrada, sem anúncios.

Utilização: Eles são largamente utilizados, mas as pessoas quase não os nota. O adware acompanhará você nos sites que pesquisa e anúncios, que são relacionados aos seus interesses.

Aplicação: Adware atualização para seu sistema operacional, pode garantir que você esteja protegido contra esses anúncios irritantes que aparecem na tela do seu computador. As propagandas são basicamente pop-up.

Por: {Claudinha Martins}

Um comentário: